FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

O custo das doenças relacionadas com a imunossupressão




Durante os The Vital 90TM Days, o período desde a secagem, cerca de 60 dias antes do parto, até um mês após o parto, quase todas as vacas sofrem uma depressão do seu sistema imunitário1. No periparto, os níveis de neutrófilos – glóbulos brancos que são a primeira linha de defesa contra infeções – sofrem uma redução até 40%1. Esta situação aumenta o risco de as vacas sofrerem de doenças no pós-parto, como a mastite
2, a metrite3 e a retenção placentária4.

Custos associados a doenças de vacas recém-paridas

Estas doenças produzem problemas frustrantes e dispendiosos que perturbam a rotina da exploração e, têm, para além disso, um sério impacto na saúde e bem-estar dos animais. Os custos associados a uma actuação não adequada durante The Vital 90TM Days derivam das doenças sofridas durante este período de transição e das suas consequências.







Custo da imunossupressão numa exploração-exemplo

Um efetivo de 100 vacas leiteiras em lactação com uma incidência de 18% de mastite, 25% de metrite e de 15% de retenção placentária, e o preço do leite a 0,33 €/l.

Custos financeiros:
O custo total associado às doenças relacionadas com imunossupressão nesta exploração-exemplo será:



O custo médio destas patologias foi calculado a partir dos dados de explorações reais da Europa mediante a ferramenta de avaliação económica (Risk Assessment Tool) desenvolvida e apresentada pelo Dr. Michael Overton no World Buiatric Congress 2014, Cairns (Australia), National Mastitis Council 2014, Gent (Bélgica).
Nota: Não foi considerado o impacto total que estas doenças têm sobre o desempenho em termos de fertilidade e reprodução.

Horas de trabalho adicionais
Partindo do princípio de que necessita de 10 minutos por dia para cuidar de uma vaca doente, para 5 dias (mastite), 3 dias (metrite) ou 1 dia (retenção placentária), o tempo total gasto a tratar de doenças relacionadas com imunossupressão representa:





A imunossupressão devida a uma diminuição da atividade dos neutrófilos no periparto tem consequências frustrantes e dispendiosas, incluindo custos mensuráveis (diretos, a longo prazo) e não mensuráveis (stress, perturbação da rotina diária, frustração).



Referências bibliográficas:
1.Goff J.P., 1997, Journ. Dairy Sci. 80 (7) 1260-1268 - 2.Sordillo L.M., 2005, Livestock Prod. Sci., 98 89–99 - 3.Hammon D.S. et al, 2006, Vet. Immunology 113 21–29 4.Kimura K. et al, 2002, Journ. Dairy. Sci., 85 (3) 544–550


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.