FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Pecuária de Precisão: INRA desenvolve dispositivo que deteta cios em tempo real

Uma inovação desenvolvida pelo INRA, em Montpellier, identifica automaticamente as ovelhas em cio.

A eficácia deste dispositivo em miniatura, chamado Alpha, foi confirmada num estudo com Merino dos Arles em 4 ciclos consecutivos. O sensor é projetado para simplificar a tarefa dos agricultores, incluindo a agricultura biológica, de responder a superar os desafios de eficiência económica e de desenvolvimento agro-ecológico.
 
A detecção precoce do cio (período de 20 horas durante o qual as fêmeas são capazes de se reproduzir) é um passo crítico para a inseminação e de retenção de taxas de sucesso de reprodução feminina em um rebanho. Em ovinos e caprinos, a detecção do cio é mais sensível do que  no caso das vacas e sua reprodução é sazonal.

Tradicionalmente, na prática de inseminação animal em ovinos e caprinos, os criadores utilizam tratamentos hormonais sistemáticos para sincronizar os ciclos e, portanto, fora do  início do estro. Na agricultura biológica, a especificação proíbe o uso de tratamentos hormonais.

Desenvolvido por investigadores da unidade de Sistemas Mediterrâneo e Agricultura Tropical (Selmet, INRA / CIRAD / Montpellier SupAgro), o dispositivo Alpha poderia ajudar os agricultores na agricultura biológica para alcançar a inseminação quando as ovelhas estão em cio. Além disso, para os agricultores que já praticam a inseminação animal, Alpha permitiria uma segunda inseminação em fêmeas vazias, com base em detecções destes animais e em um ciclo natural e não induzido.

O ensaio de campo:
Os investigadores realizaram um estudo de 58 Merinos dos Arles sincronizadas. Eles foram seguidos por quatro ciclos sucessivos, com cinco carneiros equipado com o Alfa e o avental, impedindo a projecção no primeiro ciclo. Segundo as leituras dos dados, a eficácia do Alpha para detectar todas as ovelhas em cio e determinar as suas características comportamentais foi conseguido. Ovelhas vazias  também foram identificadas em ciclos subsequentes através de detectores de Alpha.

Segundo o INRA, avança-se agora no sentido de especificar a altura da ovulação e, especialmente, o tempo óptimo de inseminação dos animais, a fim de melhorar a eficiência. No entanto, outros trabalhos em curso mostram a possibilidade de, através do Alpha, realizar inseminações em ovelhas, evitando os tratamentos hormonais.


Em geral, e segundo os autores,  o detector alfa permite que o agricultor conheça melhor os períodos reprodutivos dos animais, incluindo a optimização do maneio do rebanho reconhecendo as fêmeas improdutivas iniciais. 


Fonte: INRA
Pode consultar aqui o artigo original: www.inra.fr/Chercheurs-etudiants/Systemes-agricoles/Toutes-les-actualites/suivre-en-temps-reel-l-activite-sexuelle-des-brebis

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.