FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Resistências a Antibióticos (caso português)

Como forma de ilustrar o artigo anterior com um pouco da realidade portuguesa foi possível, para já, com o estudo “Riscos de alimentação de vitelos com leite não comercializável”, no que respeita ao aparecimento e perpetuação de resistências, avaliar eventuais resistências em Eschericia coli presentes em fezes de vitelo.

Para tal recolheram-se amostras de fezes de vitelos de raça Holstein- Frísia de explorações leiteiras (n=32) procedendo-se posteriormente ao isolamento e identificação presuntiva (IMViC) de colónias de E. coli. A fim de avaliar a suscetibilidade dos isolados positivos de E. coli recorreu-se ao método de difusão de discos para os seguintes antibióticos: amoxicilina/ácido clavulânico (20/10μg), enrofloxacina (5μg), gentamicina (10μg), tetraciclina (30μg), sulfametoxazole/ trimetoprim (23.7/1.25μg) e ceftiofur (30μg).
Os resultados obtidos mostraram que a resistência dos isolados de E. coli foi de 34,3% a amoxicilina/ácido clavulânico, 35% a enrofloxacina, 19%, a gentamicina, 76,6%, a tetraciclina, 53,3% a sulfametoxazole/ trimetoprim e 63,5% a ceftiofur (gráfico 1).
 

É importante reforçar a ideia de que este estudo visa animais muito jovens (< 1 mês de idade) e que já apresentam consideráveis resistências aos agentes estudados e que em 53,3% dos casos estávamos perante isolados de E.coli resistentes a 2 ou mais antibióticos.
Tendo em conta estes resultados é fundamental estarmos conscientes e alerta para esta problemática afim de atuarmos de forma conscienciosa aquando da administração de antibióticos de forma a contrariar o mais possível esta tendência.



Nota: este artigo é o resumo de um trabalho de investigação que foi publicado em poster na última edição do Congresso de Buiatria (2014) e premiado no concurso de posters. Aceda aqui ao poster original:
www.milkpoint.com.br/pdf/Poster_Congbuiatria14.pdf






ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint.PT, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.