FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Score da Condição corporal como Ferramenta para a Gestão - 1

Artigo original Body Condition Scoring as a Tool for Dairy Herd Management (Penn State Extention) adaptado pela equipa MILKPOINT.


A pontuação da condição corporal é um método de avaliação em vacas de acordo com uma escala de cinco pontos utilizada avaliar o efetivo leiteiro em termos de nutrição e saúde.

Introdução
Ensaios de campo têm mostrado a influência da condição corporal vs produtividade, reprodução, saúde e longevidade. Magreza ou gordura pode ser um indício de deficiências nutricionais subjacentes, problemas de saúde, ou maneio errado. Se feito numa base regular, a condição corporal  pode ser usada para solucionar problemas e melhorar a saúde e a produtividade.

Uma vaca gorda pode resultar de má nutrição ou de errada gestão de reprodução. A vaca gorda é mais suscetível a problemas metabólicos e infecções e é mais propensa a ter dificuldade ao parto. Causas possíveis são períodos prolongados de seca ou excesso de alimentação durante os períodos secos.

A magreza revela frequentemente níveis mais baixos de produção de leite e teor de gordura por causa das reservas de energia e proteína insuficientes. Na alimentação destes animais, devem ser tomados cuidados especiais para manter a produção enquanto se aumenta as reservas corporais.

Este score também é útil no maneio alimentar de novilhas. Novilhas magras podem não crescer rapidamente o suficiente para alcançar a puberdade aos 13 a 15 meses de idade. Podem ser pequenas para parir em 23 a 25 meses ou ter peso suficiente para manter uma primeira lactação normal. Por outro lado, as novilhas gordas têm  mostrado produzir menos leite quando entram na ordenha, especialmente se tiverem sido mais gordas na puberdade. 

Numa escala de cinco pontos, uma pontuação de 1 indica uma vaca muito magra, enquanto 5 denota uma vaca excessivamente gorda. Estes são valores extremos e devem ser evitados. A média, 3, é o mais desejável para a maioria. 

Continua...

Consulte aqui o artigo original.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.