FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Score da Condição corporal como Ferramenta para a Gestão - 3

Artigo original Body Condition Scoring as a Tool for Dairy Herd Management (Penn State Extention) adaptado pela equipa MILKPOINT – Terceira Parte. Conheça a primeira aqui e a segunda aqui.

Estudos relacionados com este assunto demonstram o relacionamento entre a condição corporal e a saúde dos animais, a reprodução, capacidade de ingestão e produção de leite. Num estudo de 1986 da Universidade de Cornell foram monitorizados três grupos de vacas secas para determinar o impacto da sua condição corporal na lactação subsequente.

As classificações médias dos 3 grupos de animais foram:

Grupo 1---3.7
Grupo 2 ---4.1
Grupo 3 --- 4.5

Após o acompanhamento ao longo do período seco e a lactação subsequente, ficou claro que os animais com um CC de 4.5 foram os que mais tempo levaram a ovular após o parto comprometendo o tempo até a concepção e também a taxa de sucesso das insiminações. Isto leva a perdas económicas para o produtor.

A tabela 1 evidência os resultados reprodutivos conforme a condição corporal.


Tabela 1, fonte: Journal Dairy Science (Supplement 1), p. 245, 1986

Este estudo também demonstra que a CC influência a capacidade de ingestão (tabela 2). Dos três grupos, as vacas mais gordas tiveram a menor ingestão de matéria seca. Apesar da produção leiteira não parecer afetada pela CC, uma ingestão de matéria seca mais baixa pode levar a diversas patologias, como cetose, deslocação de abomaso ou outros distúrbios.


Tabela 2, fonte: Journal Dairy Science (Supplement 1), p. 245, 1986

Investigadores ingleses também concluíram num ensaio prático que a menor ingestão de MS e a perda de peso em animais com uma condição corporal demasiado elevada resulta muitas vezes em distúrbios metabólicos após o parto. O risco de ocorrer mastite, retenção de placenta, metrite e outros distúrbios é pelo menos 10% mais elevado. 

A tabela 3  indica a condição corporal desejada para cada momento do ciclo produtivo:


Tabela 3, compilado pelo MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.