FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Sémen Sexado: Ferramenta de Maneio

*Baseado no artigo de Mark Carson, especialista em reprodução bovina.

Após estar largamente disponível durante quase uma década para os produtores de leite, o sémen sexado é agora comumente utilizado em todo o mundo. O autor do texto considera que um dos aspectos mais interessantes da sua utilização é a razão da sua utilização, pois, hoje em dia existem mais finalidades que levam à sua aplicação para além de criar mais novilhas.
Quando utilizado como método para desenvolver uma melhor genética, o sémen sexado abrirá novas oportunidades e muda em certos aspectos o maneio do efetivo da exploração, afirma o autor.

A motivação mais óbvia para a utilização de sémen sexado é o intuito de aumentar o efetivo a partir de dentro da própria exploração, diminuindo a dependência da compra de animais de substituição. Usando este sémen apenas nas novilhas, é possivel conseguirem-se aumentos percentuais de nascimento de vitelas na ordem dos 63%. Desta forma, o produtor obtém mais animais para o seu efetivo de substituição, dos quais conhece a história familiar, o que por si só já é uma enorme vantagem.

Carson adianta que a forma de aproveitar o máximo esta tecnologia é integrando-a numa estratégia genética delineada. A implementação de uma estratégia de seleção genética significa aproveitar as gestações extra geradas do efetivo para atingir um maior nível de ganho genético e receitas adicionais para a exploração.
Através do nascimento de muitas mais vitelas surge a questão: O que fazer com os animais extra?

Novilhas extra abrem oportunidades para acelerar o ganho genético, aumentando a pressão de seleção. Com animais em excesso para reposição, o produtor define um critério genético para as novilhas que quer manter na sua exploração. Estes critérios são, normalmente, uma combinação de características como o LPI ou índices TPI, bem como a própria necessidade de reposição futura. Novilhas que satisfazem os critérios ficam e as outras podem ser vendidas.

Com a criação de mais novilhas, os produtores serão capazes de aumentar a pressão de seleção sobre as características essenciais do efetivo e acelerar o melhoramento genético. Ao utilizar este método, utilizam-se, frequentemente, testes genómicos para ajudar a aumentar a precisão dos traços genéticos que se pretendem seleccionar.

Uma outra estratégia adotada pelas explorações é a utilização de uma combinação de sémen sexado e sémen de raças de carne como parte do seu programa de melhoramento.
Desta forma, Carson indica que muitos produtores nos EUA inseminam as novilhas com sémen sexado, as vacas que satisfazem os critérios do produtor com sémen normal e as vacas das quais não se deseja aproveitar os vitelos para introduzir no efetivo com uma raça de carne.

Usar este método sémen sexado/carne tem uma série de vantagens, nomeadamente, ajuda a gerenciar o inventário no atual efetivo na ordenha e confere algum valor extra a partir da carne de um vitelo misto de carne.

Muitas vezes, o sémen de carne é aplicado em vacas com problemas de fertilidade ou com problemas óbvios que se desenvolvem durante a lactação e o facto de estar a usar uma raça diferente pode ajudar ao sucesso da gestação dessa vaca problemática. Mais uma vez, é importante frisar a importância de gestão, planeamento e da selecção do uso dos vários tipos de sémen.

Concluindo, na opinião do autor, a utilização de sémen sexado, como parte de uma estratégia de melhoramento genético vai ajudar a progredir no desempenho geral do seu efetivo. Adianta ainda que, na próxima década, a maioria dos efetivos estará a usá-lo como parte integrante do seu programa de melhoramento genético.


Este artigo provém do Progressive Dairyman e foi traduzido e adaptado pela equipa do MILKPOINT.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.