FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Uso de plantas medicinais ajuda a prevenir doenças no gado leiteiro

O uso de plantas medicinais que nascem espontaneamente no campo pode ser uma alternativa eficaz e econômica para a prevenção de doenças nos tetos das vacas leiteiras. Em comparação com os produtos tradicionais, a economia pode ser superior a 90% com eficácia na desinfecção pré-dipping e no selamento dos tetos após a ordenha. A produção, utilização e identificação de plantas que podem ser usadas nesses manejos são abordados pela Emater durante a Agrotecno Leite que acontece até esta quinta-feira no Centro de Eventos e Campos Experimentais da UPF.

Entre as plantas que podem ser usadas como desinfetantes e antissépticas estão erva-de-bugre, eucalipto, alecrim, picão preto, erva-de-bico, macela, carqueja, aroeira vermelha, guanxuma e erva lanceta. Conforme a extencionista técnica social da Emater de Vila Maria Lisiane Andersson Ramos a maior parte dessas plantas nascem espontaneamente nas propriedades e o único custo que os agricultores teriam para utilizá-las seria com o álcool que é utilizado nos preparos.

Além das plantas com propriedades desinfetantes, outra alternativa sugerida é o uso da linhaça para o selamento dos tetos após a ordenha. Lisiana explica que quando fervida na água a linhaça cria um líquido viscoso, parecido com a baba dos terneiros. “Depois da ordenha, os tetos permanecem abertos por até 40 minutos. Nesse período podem entrar bactérias que causam doenças. Com a linhaça, estamos imitando a natureza e prevenindo doenças como a mastite, por exemplo”, reitera.

A notícia é do jornal O Nacional.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.